terça-feira, 13 de julho de 2010

Farnsworth

Continuando o assunto sobre Mies Van Der Rohe, vamos falar um pouco mais sobre a tão maravilhosa residência. Farnsworth. Ela foi feita para uma mulher, no caso Sra Farnsworth, que pediu para Mies uma casa ampla, aonde ela iria passar alguns finais de semana e talvez ferias. Mies como um ótimo arquiteto, e pronto para supreender mais um vez, colocou toda a sua sabedoria em pratica e fez uma casa em forma de caixa, uma caixa de vidro.
Farnsworth é LINDA, porém possui vários problemas. O primeiro e maior problema, é que ela é feita de vidro, um material não muito feliz para se construir uma residência, porque no calor o vidro esquenta demais, e no frio deixa a residência ainda mais fria.
O segundo problema, é que a residência foi construída perto de um rio, então quando está em época de cheia o rio acaba invadindo. Mies pensou no rio quando começou seu projeto, por isso fez a residência elevada a cerca de um metro e meio do solo, ela é suportada por um conjunto de oito pilares de ferro em forma de I, pintados de branco. O acesso faz-se através de um vasto alpendre, criando uma assimetria que é reforçada e equilibrada pela plataforma de acesso, em forma de pódio, construída a um nível intermédio e sustentada por seis pequenos pilares. Uma série de largos degraus articulam os diferentes níveis. Todos estes elementos são revestidos por placas de travertino.
A residência é linda, mas trouxe para Mies um longo processo. Além do valor da casa ter ficado altissímo, a proprietária alegava ser uma casa inapropriada para o uso.


Inapropriada para o uso? Eu amo essa casa, e saberia muito bem usufruir dela. Quem não gostaria de ter uma assim só para passar um final de semana? Perto de um rio, com uma área verde enorme em volta e longe de todos os problemas. Me desculpa, mas sou extremamente apaixonada por ela.












Nenhum comentário: